Palácio da Instrução Cuiabá MT

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Quem anda pelo Centro de Cuiabá, logo se depara com o belo e imponente prédio do Palácio da Instrução.

Foi inaugurada em 15 de agosto de 1914 pelo então presidente da República Joaquim Augusto da Costa Marques. A construção do prédio obedece a arquitetura da época, com alicerces em pedra canga e cristal, paredes de adobes, com larguras que se aproximam aos 80 centímetros.
O Palácio da Instrução cumpriu sua função de educandário por 57 anos, abrigando as escolas Liceu Cuiabano, Normal, Modelo Barão de Melgaço e o Museu de História Nacional e Antropologia. Funcionou também no local o Arquivo Público e as extintas Secretaria de Interior e Justiça e Fundação Cultural de Mato Grosso, entre outros órgãos.

Em 1975, com a criação da Fundação Cultural de Mato Grosso, hoje a Secretaria de Estado de Cultura de Mato Grosso (SEC), o prédio foi escolhido como espaço mais adequado para abrigar a produção cultural do Estado. Em 1982, em uma justa homenagem ao seu primeiro diretor e organizador, recebeu o nome de Biblioteca Pública Estadual “Estevão de Mendonça”. A biblioteca foi fundada em 1912, mas inicialmente não era hospedada no Palácio da Instrução, só em 1975 que ela foi reinstalada definitivamente no Palácio.
 A Biblioteca Pública Estadual Estevão Mendonça foi criada para apoiar o ensino e conservar as tradições históricas do Estado e ao longo do tempo foi progredindo e se adaptando ao crescimento da cidade e do seu acervo. Em 2004, como parte da política do Governo Blairo Maggi de modernização do Estado e de suas Instituições, a Biblioteca foi totalmente revitalizada com modernos serviços, equipamentos e novos acervos.


 Instalada nas dependências do Palácio, o acervo da Biblioteca é dividido nas salas de acordo com os temas. Atualmente a Biblioteca Pública conta com um acervo de cerca de 35 mil livros. São obras técnicas, clássicas, didáticas, escolares e profissionalizantes. Além dos acervos, a biblioteca possui salas com oficinas, que são abertas para o público em geral.

Sala Literatura Mato-grossense: é para quem está visitando Mato Grosso e busca muito mais do que belas paisagens, esse é o lugar ideal para conhecer mais sobre a história, geografia e literatura do Estado. Também há ilustrações da Cuiabá antiga, livros ricos em fotos da fauna e flora local, revistas, recortes, folhetos e documentos da história mato-grossense.


Sala de Periódicos: têm diversos exemplares de revistas, jornais, folhetos, boletins informativos, folders dos mais variados tipos de assuntos.

Sala Estudo de Pesquisa: onde tem o acervo geral da biblioteca, é muito freqüentada por estudantes de todos os níveis, esta sala possui obras de referência, dicionários, enciclopédias, biografias, atlas, almanaques, anuários e recortes. É o espaço ideal para fazer pesquisas.

Sala Ateliê Livre: O Ateliê Livre Osvaldina dos Santos, tem aulas diárias gratuitas de desempenho e pintura, abertas para o público em geral, além de livros técnicos e de referência de algumas obras de artistas plásticos locais.

Braille – A biblioteca tem um acervo Braille que funciona desde 1987, e é coordenado pelo funcionário Manoel Pinto Moraes. Ele atende o público com informações e orientações especializadas, além de ministrar periodicamente cursos de Braille e Sorobã (instrumento de cálculo). Além de obras impressas e máquinas de escrever em Braille, o acervo conta com obras literárias e clássicos em CD, como: “Vida e Morte Severina” e “A Moreninha”, Geografia da América, História Geral – descobrimento da Índia, Bíblia Sagrada – Antigo Testamento, Código Penal e Constituição de 1988.


SEBIP – Na Biblioteca Pública funciona o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas do Estado de Mato Grosso, SEBIP-MT, onde o principal objetivo é promover a dinamização e organização das bibliotecas públicas municipais. Uma das iniciativas é o “Programa de Qualificação das Bibliotecas Públicas”, oferecido pela Fundação Biblioteca Nacional – FBN, feito para capacitar os agentes de leitura para melhor atendimento e funcionamento de sua biblioteca. Cabe também ao SEBIP-MT o cadastramento e recadastramento de todas as bibliotecas Públicas Municipais, escolares e comunitárias, bem como a distribuição de livros enviados pelo Ministério da Cultura.

0 comentários: